Intel Core i7 é uma família de processadores Intel para desktop e notebooks x86-64 (64 bits). É o primeiro processador lançado que utiliza a microarquitetura Intel Nehalem que é o sucessor dos processadores Intel Core 2. Atualmente, existem ao todo três modelos de processadores de quatro núcleos. Os três modelos atuais e futuros serão dos modelos Quad-core. O i7 se aplica a família de processadores Bloomfield. O nome continua com o uso da marca Core da Intel. Foi lançado oficialmente em 17 de novembro de 2008 e é fabricado no Arizona, Novo México e Oregon, embora a fábrica destes já tenham se adaptado para a próxima geração de processadores de 32nm. Este processador possui 8 MB de cache inteligente, e trabalha com memórias de até 1066 MHZ em modo Triple Channel.
O Core i7 950 e o Core i7 975 Extreme Edition foram introduzidos em março de 2009 com preços semelhantes aos preços do 940 e 965 Extreme Edition, respectivamente, mas com melhor desempenho em cada caso. A Intel tem agendada a interrupção do 940 e 965XE para Q3 2009.
Core i7 é uma autoridade na linha de processadores considerados completos e o desejo de consumo. Melhores detalhes você encontra na explicação sobre o Haswell que foi baseado nas especificações do i7. Ter um processador da linha i7 é ter uma máquina para rodar tudo, mas, vale à pena questionar o fator custo/benefício. Os preços baixaram desde seu lançamento, mas com as novas tecnologias e novas gerações os preços aumentam novamente, embora as gerações “antigas” deixem de custar o quanto custava antes, para quem quer economizar vale a pena pesquisar entre gerações novas e antigas do i7.
Núcleos:
- Bloomfield
- Lynnfield
- Clarksfield
- Arrandale
- Sandy Bridge
- Sandy Bridge-E
- Ivy Bridge
- Haswell
0 comentários:
Postar um comentário