sexta-feira, 8 de agosto de 2014

DDR4








          Nos últimos dias, publicamos uma enormidade de notícias comentando sobre o futuro das memórias RAM. Em meio a tantas novidades, muitas empresas prometeram que estavam prestes a lançar o padrão DDR4, sendo que faltava apenas um ou outro ajuste para que tais módulos chegassem de fato ao consumidor.
Quem está antenado nas últimas notícias sobre memórias RAM sabe que o padrão DDR3 foi explorado ao máximo, sendo que os mais recentes componentes trabalham com clocks de 2.800 MHz.Partindo do pressuposto de que as memórias basicamente são definidas através de clocks, um consumidor pode enganosamente pensar que as primeiras memórias DDR4 serão mais “lentas” que as atuais DDR3, visto que o padrão dita que a nova versão desses componentes trabalha com frequências a partir de 1.600 MHz.
      Todavia, não há qualquer comparação entre as duas, visto que o padrão DDR4 começa do ponto em que o DDR3 para e apenas evolui em todos os sentidos. As alterações começam já na parte exterior do produto. O posicionamento dos chips é diferente e os demais componentes nos módulos também ficam localizados em partes distintas.
Outra alteração substancial é a quantidade de pinos. Sabe aqueles contatos metálicos que servem para o trânsito de dados entre os chips de memória e os demais componentes do PC? No padrão DDR4, há 284 pinos para realizar a alimentação das micropeças e a comunicação. Portanto, o novo padrão tem 44 pinos a mais do que o antigo, sendo que a funcionalidade de diversos deles foi alterada.
      Aliás, falando em pinos, um grande diferencial das novas memórias, como pudemos ver na Computex, é o padrão diferenciado na altura do barramento. Na parte central, os pinos são mais longos, mas gradativamente eles têm sua altura reduzida até chegar às pontas do módulo. A mudança vem para garantir a facilidade na instalação e evitar que o usuário force demais o componente no encaixe e acabe danificando o slot.

      Outro diferencial substancial diz respeito à capacidade de armazenamento dos chips. Atualmente, temos módulos DDR3 que têm variações de densidade de 512 a 8 GB. As memórias do tipo DDR4 já virão preparadas para uma nova era na informática, a qual trabalha com módulos a partir de 2 GB e vai até 16 GB.

0 comentários:

Postar um comentário