O Core 2 é uma geração de processadores lançada pela Intel (os primeiros modelos foram lançados oficialmente em 27 de julho de 20061 ). A chegada do Core 2 significou a substituição da marca Pentium como designação dos modelos topo de linha, como vinha sendo feito pela companhia desde 1993 (recentemente, a Intel voltou a usar a marca Pentium, mas para modelos intermediários e de entrada).
Os modelos mais comuns e conhecidos do Core 2 se chamam Core 2 Duo (com núcleo duplo), mas existem também os modelos Core 2 Quad (com núcleo quádruplo), Core 2 Extreme (para entusiastas) e Core 2 Solo (com núcleo simples, para portáteis). Os primeiros processadores Core 2 tinham os núcleos "Conroe" (para computadores de mesa) e "Merom" (para portáteis), mas depois foram lançados o "Allendale" (um Conroe com menos memória cache), o "Kentsfield" (um Conroe "duplicado", para formar o núcleo quádruplo) e o "Merom-L" (versão do Merom com núcleo simples). Posteriormente, a Intel melhorou o processo de fabricação, baixando a lisura de 65 para 45 nm, e com isso lançou os núcleos "Penryn", "Wolfdale" e "Yorkfield", que são os sucessores, respectivamente, do Merom, do Conroe e do Kentsfield.
A família de processadores Core 2 é formada por 4 membros :
- Core 2 Solo: é um processador de um núcleo que substitui o Pentium M, sendo um modelo para notebook.
- Core 2 Duo: um processador de 2 núcleos que substitui o Pentium 4 e o Pentium D;
- Core 2 Quad: é formado por 2 processadores Core 2 Duo em um mesmo invólucro sendo portanto um processador de 4 núcleos.
- Core 2 Extreme: Substitui o Pentium Extreme Edition, com modelos de 2 e 4 núcleos.O Core 2 Extreme trabalha com clocks mais elevados tem o multiplicador de clock destravado, o que permite fazer Overclock alterando o multiplicador de clock do processador.
0 comentários:
Postar um comentário