sábado, 23 de agosto de 2014

Fonte de alimentação (AT e ATX)

INTRODUÇÃO

      A fonte de alimentação é o dispositivo responsável por fornecer energia elétrica aos componentes de um computador. Portanto, é um tipo de equipamento que deve ser escolhido e manipulado com cuidado, afinal, qualquer equívoco pode resultar em provimento inadequado de eletricidade ou em danos à máquina. É por esse motivo que o Tóis na Redes apresenta este artigo. Nele, você conhecerá as principais características da fonte.

TIPOS DE FONTE  DE ALIMENTAÇÃO

       Como já dito, as fontes de alimentação são equipamentos responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica aos dispositivos dos computadores. Para isso, convertem corrente alternada (AC - Alternating Current) - grossamente falando, a energia recebida por meio de geradores, como uma hidroelétrica - em corrente contínua (DC - Direct Current), uma tensão apropriada para uso em aparelhos eletrônicos. Assim, a energia que chega nas tomadas da sua casa em 110 V (Volts) ou 220 V é transformada em tensões como 5 V e 12 V.

FONTE AT e ATX.

   AT é a sigla para Advanced Tecnology, trata-se de um modelo de fonte muito utilizado na década de 90.Este tipo de fonte serviu para  alimentar  os primeiros computadores pessoais feitos pela a IBM, e o padrão foi adotado para outros fabricantes também. Suas principais características são :

  • Um computador com fonte AT vem com dois conectores para alimentar a placa-mãe, chamados de P8 e P9.
  • Outra característica e que a fonte não tem tecnologia para desligar o computador automaticamente, portanto é necessário apertar o botão liga/desliga, só então a fonte deixa de passar energia para a máquina que então é desligada. Normalmente, fonte AT utiliza placa-mãe OFF-BOARD.
        As fontes ATX também trouxeram um recurso que permite o desligamento do computador por software. Para isso, as fontes desse tipo contam com um sinal TTL (Transistor-Transistor Logic) chamado PS_ON (Power Supply On). Quando está ligada e em uso, a placa-mãe mantém o PS_ON em nível baixo, como se o estive deixando em um estado considerado "desligado". Se a placa-mãe estiver em desuso, ou seja, não estiver recebendo as tensões, deixa de gerar o nível baixo e o PS_ON fica em nível alto. Esse sinal pode mudar seu nível quando receber ordens de ativação ou desativação de determinados recursos, por exemplo:

  • Soft Power Control: usado para ligar ou desligar a fonte por software. É graças a esse recurso que o sistema operacional consegue desligar o computador sem que o usuário tenha que apertar um botão para isso;
  • Wake-on-LAN: permite ligar ou desligar a fonte por placa de rede.

0 comentários:

Postar um comentário